LIMPEZA URBANA

Limpeza Urbana

A CODECA – Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul é uma empresa de economia mista, fundada em 1975, e executa os serviços de asseio da cidade de Caxias do Sul, na área de coleta e transporte e destinação final do lixo orgânico e seletivo, capina, varrição, construção e monitoramento do aterro sanitário.
Caxias do Sul é o único município de médio e grande porte no país que detém sob responsabilidade da Administração Pública todo o processo de limpeza urbana, desde a coleta até a destinação final, compreendendo o lixo urbano, capina e varrição. Nosso município implantou a coleta seletiva em 1991,e atualmente apresenta o índice de 15%de material reciclável sobre o total coletado, sendo um dos maiores em nosso País.
Exemplo nacional na coleta e no destino final dos resíduos sólidos urbanos, sendo a primeira cidade no país a implantar um sistema de coleta de lixo por containeres em toda a área central da cidade.
Somos modelo na reciclagem do lixo, na limpeza e embelezamento da cidade, e cidade conceito em qualidade de vida e saneamento básico.
Nosso sistema de coleta de lixo orgânico e seletivo atinge 100% da cidade, tendo estrutura apropriada para varrição, coleta manual e mecanizada e destinação final de todos os resíduos domiciliares gerados pela população e durantes os eventos.
Caxias do Sul gerencia todo o sistema de varrição, capina, coleta e destinação final dos resíduos sólidos urbanos, possuindo estrutura física e pessoal para garantir a funcionalidade do sistema, possuindo larga experiência e profissionais treinados.
Caxias orgulha-se em ter mais de 30(trinta) anos de funcionalidade do sistema de coleta e destino final dos resíduos domiciliares, tendo dado um grande avanço neste conceito com a construção de seu novo Sistema de Tratamento e Destino final dos Resíduos Domiciliares, com Aterro Sanitário, Estação de Tratamento de Chorume, Compostagem, Aproveitamento do Biogás e uma vida útil de no mínimo 150 anos.

Coleta de lixo orgânico

Existe duas formas de coleta de lixo orgânico no município: Mecanizada e Manual.
Volume coletado: 340 toneladas por dia em três turnos.
Frequencia da coleta: Diária na área central e bairros de maior densidade demográfica, e consequentemente maiores geradores de lixo, três coletas semanais nas demais regiões e semanal ou quinzenal nas áreas rurais.
Sistema mecanizado: na área central e bairros adjacentes.
Equipamentos: três caminhões coletores, um caminhão lava-contêiner, 1000 contêineres. Abrangência: 30% da área urbana totalizando 576 quadras com 140.000 mil habitantes.
Sistema manual: dezoito caminhões compactadores. Abrangência 70% da área urbana e 95% área rural.

Coleta de resíduos

Volume coletado: 60 toneladas diárias em três turnos.
Frequencia da coleta: diária na área central e bairros de maior densidade demográfica, duas coletas semanais nas regiões de média densidade e semanal nas demais regiões e áreas rurais.
Sistema de Coleta

Sistema mecanizado: na área central e bairros adjacentes
Equipamentos: três caminhões coletores, 1000 contêineres. Abrangêcia: 30% da área urbana 576 quadras com 140.000mil habitantes.
Sistema manual: sete caminhões. Abrangência: 70% da área urbana e 95% da área rural.
O Destino do Lixo

O aterro Sanitário São Giácomo recebe cerca de 340 toneladas de lixo orgânico por dia. No aterro, é dado um destino ambientalmente correto, sem agredir ou poluir o meio ambiente. A CTR – central de Tratamento de Resíduos Apanhador já está em construção. O novo aterro tem capacidade prevista para atender a demanda do município pelos próximos 50 anos.

Estrutura do Aterro

Projetado e construído com alta tecnologia que evita a contaminação do subsolo e lençóis freáticos, e sem a presença de animais. Antes do lixo ser depositado no aterro, o terreno é impermeabilizado com camadas de argila compactada, manta de PEAD e drenos para chorume e gases.

Estação de Tratamento

Os efluentes tóxicos recebem um destino adequado. O chorume é tratado no complexo da Estação de Tratamento, e o gás metano é queimado, visando reduzir o impacto ambiental. Está em andamento um projeto para o aproveitamento dos gases gerados no aterro.

Capina e Roçada

A CODECA realiza a capina, roçada e varrição em vias públicas do município, canteiros, áreas de lazer, praças, parques, Unidades Básicas de Saúde ( UBSs), escolas, creches municipais e casas da Fundação de Assistência Social.
Varrição: Setor responsável pela manutenção da limpeza na área central de Caxias do Sul, bem como seu embelezamento.

CAPI – CALU

CAPI – Central de Armazenamento e destinação de pneus inservíveis.
Pneus recolhidos desde 2005: 38.567 unidades, totalizando 877 toneladas.

CALU – Central de Armazenamento e destinação de lâmpadas fluorescentes.
Lâmpadas recolhidas desde 2005: 137.094 unidades.

Projeto Óleo Codeca

Programa que viabiliza o destino correto do óleo usado em frituras. O material coletado é reaproveitado, sendo transformado em biocombustível ou sabão. Atende a área doméstica e estabelecimentos comerciais. Teve início em 2007 e até 2008 foram recolhidos 31.889 litros de óleo.

Caminhos do Lixo

Estudantes percorrem um roteiro compreendendo as instalações da Codeca, uma associação de reciclagem, o aterro sanitário e o museu do lixo, com o acompanhamento de um guia que discorre sobre o tema, orientando como preservar o meio ambiente com relação ao lixo gerado, a devida separação do resíduo seletivo e as implicações da destinação incorreta.

Palestras de Conscientização

A conscientização sobre a importância de separar e dar o destino ambientalmente correto ao lixo também é realizada através de palestras em escolas, entidades e empresas. O seu conteúdo mostra o tratamento dado ao lixo em Caxias do Sul e ensina a separar corretamente os resíduos recicláveis do material orgânico, com o objetivo de minimizar os efeitos nocivos ao meio ambiente. No período de 2005 a 2008 foram realizadas 964 palestras e Caminhos do Lixo com 63.367 participantes.

Projeto Reciclar na Escola

Programa implantado em 2008, em conjunto com as Secretarias da Educação e do Meio Ambiente. Atinge os 37 mil alunos de escolas da rede municipal de ensino. Tem como objetivo transformar a questão do lixo em tema de sala de aula, orientando como separar e promover o correto tratamento dos materiais descartados, despertando a consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Concursos Ambientais

Idealizados e realizados pela Codeca em parceria com a Secretaria de Educação, os projetos “A Arte de Brincar Reciclando Valores” e “ Consciência Ambiental”, visam incentivar os alunos das escolas municipais a valorizar e preservar o meio ambiente, respectivamente através do aproveitamento do resíduo seletivo para confecção de brinquedos e redações sobre a importância da separação do lixo.

Projeto Troca Solidária

O Projeto tem por objetivo incentivar a prática da coleta seletiva por meio da troca de materiais recicláveis por hortigranjeiros. Aliando a preocupação ecológica à questão social, o projeto contribui para o aumento da conscientização das comunidades carentes quanto aos benefícios da coleta seletiva e da reciclagem.

Ações Comunitárias

A CODECA participa de todas as ações comunitárias organizadas pela Administração Pública em vilas e bairros. A companhia recolhe o material descartado por moradores, realiza serviços de roçada e capina, faz pintura de meio-fio, limpa, conserta e constrói bocas– de- lobo.

Lixeiras comunitárias

A CODECA implantou um programa de instalação de lixeiras comunitárias em bairros e vilas, beneficiando os moradores que não tem condições de adquiri-las.
Lixeiras colocadas até dezembro de 2008: cerca de 1000 unidades.
Lixeiras papeleiras:Com o intuito de manter a área central mais limpa, permitindo que os pedestres deem o destino correto a papéis, plásticos, latas e guardanapos, foram instaladas 200 lixeiras papeleiras. A iniciativa mantém a cidade limpa e minimiza o trabalho de varrição.
Combate a Lixões

A CODECA mantém equipes para o controle e eliminação de lixões clandestinos. Desde 2005, foram eliminados 193 focos de depósito de lixo irregular, com o recolhimento de 1.010 toneladas de material.

Eventos e Feiras

* Desde 2005 realizamos a limpeza e coleta de lixo descartado pelos fiéis na Via dos Romeiros, disponibilizando uma estrutura para a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, com dispositivos para confinamento e limpeza da via. A Romaria atrai cerca de 100.00 pessoas;
* Semana Farroupilha: limpeza do parque, ruas e distribuição de folders para conscientização ambiental. A última edição registrou público superior a 200.000 pessoas;
A CODECA participa ativamente de eventos realizados na cidade, com trabalho de consciência ambiental ou simplesmente recolhendo lixo.
* A empresa foi responsável pela limpeza nas Festas da Uva de 2006 e 2008, tanto no parque de Eventos como na região central, onde ocorrem os desfiles de carros alegóricos. Cada edição da festa atrai público total de 1 milhão de visitantes.
Campanhas educativas durante a realização dos rodeios, festas no Parque da Festa da Uva, Semana do Meio Ambiente e Semana de Caxias.
Presença dos mascotes recicláveis no estádio Alfredo Jaconi, distribuindo materiais de conscientização aos presentes, com o objetivo de incentivar os torcedores a destinar corretamente o lixo. Este projeto é realizado em conjunto com o esporte Clube Juventude, denominado Verde por Natureza.
Em 2008, a CODECA participou de duas feiras na Serra Gaúcha: a 17° Mercopar, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, e a 3° FIEMA, em Bento Gonçalves. Nos dois eventos, a empresa mostrou o seu trabalho nas áreas de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Caxias do Sul é exemplo nacional em abastecimento de água e na coleta e reciclagem do lixo.

Deixe um comentário